Tecnologia

Golpe no WhatsApp faz usuário instalar app desnecessário

Mensagem falsa promete novos emoticons para o smartphone


	WhatsApp: nova mensagem falsa engana usuário e força instalação de app
 (AntonioGuillem/Thinkstock)

WhatsApp: nova mensagem falsa engana usuário e força instalação de app (AntonioGuillem/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 10h21.

São Paulo – Uma mensagem falsa divulgada no WhatsApp engana usuários de smartphones com sistema Android, levando-os a instalar um aplicativo desnecessário. 

O golpe acontece quando a vítima é informada de que precisa mandar a mensagem para os seus contatos para que seja possível baixar um novo pacote de emoticons no smartphone, de acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky.

Após isso, é exibida uma mensagem que mostra que o navegador de internet do aparelho precisa de uma atualização. Mesmo negando o pedido da página, mensagens recorrentes aparecem pedindo que o download seja feito. Quando ele acontece, o usuário percebe que o aplicativo chamado UC Browser foi instalado no seu smartphone.

A Kaspersky explica que esse tipo de golpe é chamado scareware, que assusta o usuário e o leva a fazer algo que não faria por vontade própria – não é necessário envolver um vírus ou arquivo malicioso para receber esse nome.

A companhia recomenda não clicar em links em mensagens suspeitas e instalar aplicativos somente a partir de lojas oficiais, como a Google Play Store.

Veja, abaixo, como é a mensagem enganosa.

(Divulgação/Kaspersky)

A empresa UC Browser enviou esta declaração quilométrica a EXAME.com:

"Chegou ao nosso conhecimento que muitos usuários brasileiros da plataforma Android estão sendo vítimas de uma tática maliciosa (scareware) que erroneamente usam a instalação de nosso produto UC Browser.

Sendo uma empresa legitima que prima pela ética de nossos negócios, o UC Browser gostaria de reiterar que não endossa essas práticas maliciosas de marketing e já lançou investigação imediata. Inclusive estamos em contato com a equipe do WhatsApp, também afetada por esse ataque.

Os resultados iniciais de nossa investigação sugerem que o engodo (scam) tem origem numa rede de propaganda aleatória, que conduz várias atividades promocionais não autorizadas ou aprovadas por nossa equipe/ empresa.

Até o momento, acreditamos que apenas uma pequena parcela de usuários do Whatsapp foi afetada por esse problema e gostaríamos de assegurar a todos usuários que o UC Browser jamais engajou nesta prática e condena esses golpes maliciosos. Gostaríamos de nos colocar à disposição para esclarecimentos de dúvidas diretamente através do email raphael@ucweb.com.

Como um líder global de serviços para internet móvel, temos o comprometimento de fornecer as melhores experiências para celulares e, fundamentalmente, acreditamos que usuários devam ter a liberdade de escolher o que desejam manter em seus aparelhos - essa é a base de uma internet livre e aberta.

Raphael Farinelli Silva, gerente nacional do UC Browser no Brasil"

(Texto atualizado em 3/12/2015 com a declaração da UC Browser)

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsGoogleMalwarePrivacidadeseguranca-digitalWhatsApp

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não