Tecnologia

Gmail ganha oficialmente novo recurso para cancelar o envio de e-mails

Função Cancelamento de Envio deixa você impedir que um e-mail enviado por acidente 'fuja' de sua caixa de saída

gmail (FixtheFocus / Flickr)

gmail (FixtheFocus / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2015 às 13h30.

Mandar e-mails por acidente agora ficou mais difícil, ao menos caso você use o Gmail. Na virada desta última segunda para terça-feira, o Google oficializou a inclusão oficial de um recurso que promete salvar as vidas – não literalmente – de alguns usuários de seu cliente de e-mail: um comando para desfazer o envio de mensagens que saíram por acidente.

Chamada de Undo Send (ou Cancelamento de Envio mesmo), a função nasceu nos Gmail Labs, onde já era popular em 2013. Ela fora recentemente incluída no aplicativo Inbox, e deixa você impedir que um e-mail “fuja” de sua caixa de saída, para caso você tenha se arrependido de apertar o Enviar.

Não quer dizer, no entanto, que o Gmail passará a invadir as caixas de entrada alheias para apagar uma mensagem enviada por engano. O que o recurso faz é segurar a mensagem por um intervalo de 5 a 30 segundos, definido pelo próprio usuário – que ganha um tempo para repensar o ato ou revisar o texto, em busca de algum erro. Se o e-mail estiver com problemas, é só apertar o Desfazer que aparecerá logo depois que você apertar o botão de envio.

A funcionalidade não fica ativa por padrão, e para usá-la é preciso acessar as Configurações do Gmail. Para isso, na versão para browsers, clique na engrenagem do canto superior direito e selecione a opção. Na nova tela, especificamente em Cancelar envio, marque a check-box e defina o tempo (os 5 a 30 segundos) que você precisa para decidir se quer ou não enviar a mensagem. Feito isso, vá até o fim da lista e aperte o Salvar alterações.

Acompanhe tudo sobre:E-mailEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGmailGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Desafio da Nasa oferece prêmio a quem desenvolver tecnologia de navegação de viagem à Lua

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto