Tecnologia

Gmail dá 30 segundos para ´desfazer´ envio de e-mail

Recurso ´Undo Send´ mudou o tempo máximo para cancelar a operação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2010 às 14h08.

São Paulo - Um recurso experimental do Gmail, disponível desde o ano passado, permite aos usuários do webmail "desfazer" o envio de uma mensagem para evitar problemas como um clique acidental no botão "enviar", a falta de um anexo notada tarde demais ou mesmo o arrependimento por um e-mail que não deveria ter sido enviado.

O que a ferramenta faz é aguardar um tempo após a confirmação do envio para que a mensagem seja efetivamente submetida para o destinatário. Antes desse período terminar, o sistema permite cancelar a operação. Quando o recurso foi lançado, em maio de 2009, o prazo para "desafazer" um envio era de apenas cinco segundos. O Google aumentou esse tempo para 10, depois para 20 e agora permite que o arrependimento ocorra até 30 segundos depois do comando de mandar o correio eletrônico.

O recurso "Undo Send" pode ser habilitado na página "Labs" do Gmail, que reúne outros mecanismos ainda em testes. Depois de ativar a ferramenta, o usuário pode configurar o tempo máximo para cancelamento do envio na página de configurações.

Leia outras notícias sobre o Google

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:E-mailEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetServiços onlineSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo