Tecnologia

Globo e emissora japonesa transmitem jogo da Copa em 8K

Em teste realizado no Rio de Janeiro, a Rede Globo e a emissora japonesa NHK fizeram a transmissão do jogo entre Brasil e Camarões usando tenologia 8K

Televisão 8K em exposição na feira de tecnologia CES (Daniel Acker/Bloomberg)

Televisão 8K em exposição na feira de tecnologia CES (Daniel Acker/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 25 de junho de 2014 às 10h28.

São Paulo – O jogo entre Brasil e Camarões na Copa do Mundo serviu como espaço para testes de transmissão de conteúdo ao vivo usando tecnologia 8K. Os testes foram realizados com uma parceria entre a Rede Globo e a NHK, uma das principais emissoras do Japão.

A tecnologia 8K traz uma quantidade de pixels 16 vezes maior do que o Full HD. Os testes foram realizados no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, onde a transmissão foi exibida para pessoas selecionadas pelas emissoras.

A captação foi realizada pela NHK. Eles usaram oito câmeras capazes de filmar em 8K, além de outras duas 4K. Um dos grandes problemas das novas tecnologias (4K e 8K) é a transmissão de sinal, que é muito pesado devido à resolução dos vídeos.

O trabalho de transmissão ficou a cargo de uma empresa de telecomunicações japonesa, a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT). Para o transporte do sinal, ela usou a rede de fibra ótica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Um comunicado à imprensa afirma que a NHK pretende realizar testes com o 8K para consumidores a partir de 2016. A ideia é que a tecnologia esteja amplamente disponível no mercado japonês em 2020.

Um dos entraves para que as tecnologias de ultra HD se disseminem é a dificuldade de transmissão do sinal. Mesmo com televisões 4K à venda (e protótipos de 8K), o conteúdo disponível ainda é pouco e isso não deve mudar em um futuro próximo—pelo menos em território nacional.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEmissoras de TVEsportesFutebolGloboRedes de TVServiçosTelecomunicaçõesTelevisãoTVTV 4K

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp