Tecnologia

GFK medirá audiência em todos os aparelhos conectados à TV

Além da medição por pontos, os relatórios da Gfk trarão audiência em número de telespectadores, identificando quem está assistindo a programação

TV e smartphone: ideia é oferecer medições em múltiplas plataformas no futuro (Getty Images/Getty Images)

TV e smartphone: ideia é oferecer medições em múltiplas plataformas no futuro (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 13h02.

São Paulo - A GFK, empresa de medição de audiência que passará a competir com o Ibope em 2015, revelou alguns detalhes de sua operação em painel realizado na SET Expo nesta terça, 26. Segundo Ricardo Monteiro, diretor de audiência da empresa alemã, a GFK medirá a audiência em todos os dispositivos conectados aos televisores da residência, diferenciando-os nos relatórios.

"Mediremos a audiência de todos os canais de TV, e ofereceremos dados real time e relatórios com mais informação. Será possível saber se o usuário está usando o videogame ou outro dispositivo. Iremos além do sinal da TV", disse.

Segundo o executivo, além da medição por pontos, os relatórios da Gfk trarão audiência em número de telespectadores, identificando quem está assistindo a programação.

A ideia é oferecer medições em múltiplas plataformas no futuro, mas por enquanto o foco estará na televisão. "Pretendemos oferecer medições multiplataformas e cruzar as informações com a TV. Mas não adianta avançar para isso se os dados na TV ainda são incompletos e podem melhorar", avaliou.

Segundo ele, a empresa está começando a montar sua operação, negociando com as residências. Os primeiros relatórios devem sair em abril para São Paulo e Rio de Janeiro e em junho nas demais praças. A empresa atuará com uma mostra de 6 mil domicílios em 15 mercados, e tem acordos com Band, Record, SBT e RedeTV!.

Acompanhe tudo sobre:GadgetsIbopeIndústria eletroeletrônicaTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC