Tecnologia

General Motors quer produzir carros híbridos, mesmo com prejuízo

Montadora continua tocando projetos de modelos que podem ser movidos por gasolina ou por eletricidade para ganhar pontos no quesito zelo ambiental, diz o jornal britânico Financial Times

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.

A montadora americana General Motors já sabe que seus novos veículos híbridos (movidos a eletricidade e a gasolina) vão dar prejuízo. Ainda assim, persiste em desenvolvê-los na crença de que vão melhorar sua imagem corporativa.

Rick Wagoner, presidente executivo e do conselho de administração da montadora, afirmou que nenhuma fabricante seria capaz de ganhar dinheiro com modelos híbridos, cujas vendas estão em alta nos Estados Unidos. Mas a GM continua tocando seus projetos para ganhar pontos no quesito zelo ambiental, da mesma forma como tem feito a japonesa Toyota com o modelo Prius. (leia reportagem de EXAME sobre a invasão do carro verde no mercado americano).

"Nosso híbridos darão prejuízo", disse Wagoner. "Trata-se de tecnologia nos primeiros estágios de desenvolvimento e o volume de produção é baixo." Para Wagoner, a menos que o preço do combustível triplique nos Estados Unidos, será difícil persuadir os consumidores a pagar mais pelos modelos híbridos, que precisam de um motor elétrico extra, além de baterias.

Segundo reportagem do Financial Times, a GM planeja lançar versões híbridas do Chevrolet Tahoe e do Yukon no final de 2007, seguidos por picapes, empregando tecnologia desenvolvida em conjunto com a Daimler-Chrysler e a BMW. A divisão norte-americana da montadora acumulou prejuízo de 2,5 bilhões de dólares no primeiro semestre deste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?