Tecnologia

Apresentado por GE

GE ilumina estádios da Copa do Mundo no Brasil

Um conjunto formado por 396 refletores ultramodernos, com 2 000 watts de potência cada, vai garantir a iluminação e aprimorar a visibilidade dentro e fora do gramado do Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, durante os jogos da Copa do Mundo de 2014

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 10h00.

Um conjunto formado por 396 refletores ultramodernos, com 2 000 watts de potência cada, vai garantir a iluminação e aprimorar a visibilidade dentro e fora do gramado do Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Palco da final da competição, a arena carioca ganhou este ano um novo sistema de iluminação projetado pela GE Lighting, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções eficientes na área de iluminação.

Além dela, outros quatro complexos esportivos da Copa do Mundo têm projetos criados pela GE Lighting: o Estádio Nacional de Brasília e as arenas Amazônia, em Manaus, Beira-Rio, em Porto Alegre, e Pernambuco, na região metropolitana de Recife. Os cinco estádios serão iluminados com os novos refletores GE EF2000. Compatíveis com os requisitos de eficiência energética estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), eles iluminarão 28 dos 64 jogos da Copa do Mundo.

O mágico do LED
A GE tem uma estreita relação com inovações em iluminação. O fundador da empresa, Thomas Edison, inventou, no fim do século 19, a lâmpada incandescente. Em 1962, foi a vez de Nick Holonyak, engenheiro da empresa, criar a tecnologia LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz). Desenvolvido a partir do laser semicondutor, o LED foi batizado pelos colegas de Nick de “mágico” por, ao contrário dos lasers infravermelhos, ser visível a olho nu.

Cada vez mais popular, a tecnologia LED está presente hoje em computadores, tablets, celulares e semáforos, bem como em grandes projetos de iluminação, como o da ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e o da Tower Bridge, um dos cartões-postais de Londres.

Quer saber como esse novo tipo de luz foi criado? Então, assista ao vídeo abaixo, com um depoimento exclusivo do próprio Nick Holonyak, hoje com 84 anos.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:informe

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma