Tecnologia

Apresentado por GE

GE é parceira da Caterham no desenvolvimento de carros de F1

Numa competição como a Fórmula 1, em que milésimos de segundo podem definir o vencedor, é essencial contar com parceiros que desenvolvam tecnologias confiáveis

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2013 às 10h00.

Numa competição como a Fórmula 1, em que milésimos de segundo podem definir o vencedor, é essencial contar com parceiros que desenvolvam tecnologias confiáveis. Foi esse pensamento que moldou a parceria entre a Caterham F1 Team e a GE.

Pesquisadores dos laboratórios dos Centros Globais de Pesquisas da GE nos Estados Unidos, na Alemanha e na Índia trabalham em quatro áreas para tornar os carros da Caterham mais rápidos e eficientes: análise de dados, sensores de fibras ópticas, materiais compósitos e sistemas de gerenciamento de calor.

Cada carro da Caterham tem cerca de 500 sensores instalados em diferentes pontos (rodas, chassis, motor, caixa de câmbio etc.) que geram mais de 1 000 dados por segundo. Esses gigabytes de informações viajam até a sede da Caterham, na Inglaterra, onde são combinados com outras fontes de dados (geradas em simulações em laboratórios, por exemplo) e analisados pelos engenheiros da equipe.

“Nós ajudamos a Caterham a armazenar os dados e fazer conexões entre eles, para que ela aprimore seus carros. O analytics criado pela GE pode reduzir pela metade o processamento de dados da Caterham”, diz Matt Nielsen, um dos líderes da GE Global Research.

Materiais mais leves – Os cientistas de material da GE também pesquisam como substituir certos componentes dos carros, como os tubos de arrefecimento de alumínio, por materiais compósitos, que são mais leves. O objetivo final é reduzir o peso dos carros de F1 e torná-los mais velozes.

Outro desafio da equipe da GE é desenvolver sensores de fibra óptica para medir a downforce (força que faz o carro “ficar colado” na pista) no “nariz” do carro. Essa informação é fundamental para melhorar a aerodinâmica e fazer com que o carro seja mais veloz em curvas.

Novos motores – As mudanças previstas no regulamento para a temporada de 2014, entre elas a volta dos motores turbo, trouxeram novos desafios aos times. Um deles é projetar um sistema mais eficaz de arrefecimento do motor.

Os pesquisadores da GE e a equipe de engenheiros da a Caterham estão trabalhando juntos para desenhar um novo intercooler, tipo de radiador que reduz a temperatura do ar bombeado para o motor. “Detemos avançados conhecimentos sobre transferência de calor e estamos usando essa expertise para construir ferramentas de análise para a Caterham”, afirma Nielsen, acrescentando que a colaboração entre a GE e a Caterham tem levado ao surgimento de tecnologias inovadoras que vão além dos carros de Fórmula 1.

https://www.youtube.com/watch?list=UUhmSWKTG8ceQA8FJn-xsMFw&v=eDgxW1tBrdY

Acompanhe tudo sobre:informe

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda