EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.
Já é possível ter uma idéia de como será o Vista, o novo sistema operacional da Microsoft, que irá substituir o Windows a partir do próximo semestre. Algumas das funcionalidades foram apresentadas pelo próprio Bill Gates, na abertura da Consumer Eletronics, de Las Vegas, a principal feira de eletrônicos dos Estados Unidos.
Pela demonstração de Gates, fica clara a vocação do novo sistema operacional para o mundo do entretenimento. O Media Center do Vista promete facilitar o armazenamento de músicas e filmes, além de conectá-los à internet, através de uma ferramenta de busca própria. Segundo especialistas, a estratégia é uma forma de roubar o público do Google.
Outra novidade do Vista em relação ao Windows é um maior controle para os pais. Um dispositivo permitirá que eles definam, previamente, quanto tempo seus filhos poderão dedicar aos jogos. Ao mesmo tempo, a Microsoft vem trabalhando em um novo drive de DVD, cujo objetivo é melhorar a resolução da família de jogos do Xbox.
Indagado por alguns repórteres se o Google seria hoje o principal concorrente da Microsoft, Gates respondeu que não. Para ele, a maior empresa da indústria de computadores hoje é a IBM.