Tecnologia

Gartner alerta para falhas de segurança

SÃO PAULO (15h42) Uma estimativa do Gartner indica que, até 2005, 90% dos ataques a sistemas na internet vão explorar vulnerabilidades já conhecidas em aplicações comuns. O estudo também afirma que os ciberataques recentes poderiam ter sido evitados se as empresas dessem mais atenção à segurança. Numa declaração ao boletim DMRewiew.com, Richard Mogull, diretor de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

SÃO PAULO (15h42) Uma estimativa do Gartner indica que, até 2005, 90% dos ataques a sistemas na internet vão explorar vulnerabilidades já conhecidas em aplicações comuns. O estudo também afirma que os ciberataques recentes poderiam ter sido evitados se as empresas dessem mais atenção à segurança.

Numa declaração ao boletim DMRewiew.com, Richard Mogull, diretor de pesquisa do GartnerG2, diz que todos os grandes ataques a sites envolveram a a exploração de falhas de segurança para as quais já existiam correções ou formas de defesa.

Mogull cita os exemplos dos vírus Code Red e Nimda, cujos ataques custaram milhões às empresas. O Code Red explorava uma falha para qual já existia uma correção. O Nimda explorou a mesma falha alguns meses depois. O pior é que ambos continuam a sobreviver na internet ainda hoje .

O documento do Gartner prevê ainda que, nos próximos três anos, 20% das empresas vão sofrer com pelo menos um incidente sério na internet. E mais: que o custo de recuperação nesses casos vai ser 50% superior aos custos de prevenção. O documento, naturalmente, conclui pela necessidade de definir políticas e posturas preventivas na área de segurança.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?