Tecnologia

Garmin e Asustek formam aliança para celulares

Celulares da Asustek passaram a utilizar o software de navegação da empresa americana

Sede da Garmin nos Estados Unidos: empresa é a maior do país em sistemas pessoais de navegação (Terry Umbenhaur/Wikimedia Commons)

Sede da Garmin nos Estados Unidos: empresa é a maior do país em sistemas pessoais de navegação (Terry Umbenhaur/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2010 às 13h54.

Bangalore/Taipei - A Garmin, dos Estados Unidos, e a Asustek, de Taiwan, anunciaram novas estratégias de cooperação em celulares, na terça-feira; a Asustek lançará celulares inteligentes sob sua marca no próximo ano.

A Asustek, que está vendendo smartphones sob a marca Garmin-Asus desde o começo de 2009, não lançará novos modelos com dupla marca no futuro, mas os novos celulares da Asustek com o sistema operacional Google Android utilizarão o software de navegação da Garmin.

Em setembro, a Garmin, líder entre os fabricantes norte-americanos de sistemas pessoais de navegação (PND), informou à Reuters que determinaria ao longo dos dois trimestres seguintes o futuro de sua problemática divisão de celulares inteligentes, e que estava pronta a deixar o setor se não conquistasse sucesso.

Para a Garmin, deixar o segmento de smartphones melhoraria sua receita e aliviaria a necessidade de investir como vinha fazendo para conquistar espaço no competitivo mercado de celulares inteligentes.

"Estamos avançando de uma operação de dupla marca para a cooperação de marcas, e utilizaremos as soluções da Garmin exclusivamente por dois anos, em nossos celulares Android", disse Benson Lin, gerente da divisão de aparelhos pessoais móveis da Asustek, a jornalistas em Taipei.

"A Garmin será uma parceira bem próxima," disse Lin, que se recusou a oferecer projeções quanto aos embarques dos novos smartphones de sua empresa no ano que vem.

No entanto, a Garmin anunciou que continuaria a vender e a prestar assistência técnica aos modelos já lançados, e que planeja oferecer aplicativos de navegação e outros por meio de certas lojas de aplicativos.

Os analistas afirmam que a Garmin agora estará livre para seguir adiante com a venda de aplicativos de navegação para o iPhone e os celulares Android. Sua rival holandesa TomTom oferece um aplicativo para o Apple iPhone.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaTelecomunicaçõesIndústria digitalacordos-empresariaisGPS

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite