Tecnologia

Games violentos induzem a comportamento agressivo

Os estudos anteriores demonstraram que os jogos de videogame violentos causam um aumento da agressividade imediato e de curta duração

Campeonato de videogame: os testes realizados em um laboratório da universidade grenoblesa demonstram que esses efeitos são acumulativos (©AFP/Archives / Marion Berard)

Campeonato de videogame: os testes realizados em um laboratório da universidade grenoblesa demonstram que esses efeitos são acumulativos (©AFP/Archives / Marion Berard)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 18h12.

Grenoble - Videogames violentos tornam o usuário agressivo, e os efeitos sobre seu comportamento aumentam progressivamente, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Grenoble (França), ouvidos pela AFP.

"É o primeiro estudo do mundo que estuda de forma experimental os efeitos a longo prazo dos videogames violentos", disse à AFP Laurent Bègue, professor da Universidade Pierre Mendès-France de Grenoble.

Os estudos anteriores demonstraram que os jogos de videogame violentos causam um aumento da agressividade imediato e de curta duração.

Os testes realizados em um laboratório da universidade grenoblesa demonstram que esses efeitos são acumulativos e que podem ser "relativamente duradouros", segundo a conclusão do artigo.

No estudo, durante três dias, 70 estudantes de ambos os sexos jogaram videogame durante vinte minutos, com jogos violentos e não violentos.

Para medir a violência de suas atitudes, os pesquisadores pediram a eles, logo depois, que lessem uma história, que mostrava uma situação de conflito potencial, como, por exemplo, um acidente de trânsito, e imaginassem a reação dos protagonistas.

Os estudantes que jogaram um jogo violento esperavam que eles adotassem um comportamento mais hostil e agressivo do que os que jogaram um jogo não violento.

Os mesmos estudantes participaram, em seguida, de uma competição com outro candidato, a quem podiam castigar com um impacto sonoro. Aqueles que tinham jogado um jogo violento faziam mais mal a seus adversários.

Em ambos os casos, a tendência constatada no primeiro dia se acentuava nos dias seguintes.

O estudo, realizado com a colaboração das Universidades de Hohenheim (Alemanha) e do estado de Ohio (Estados Unidos), será publicado no próximo número da revista científica norte-americana Journal of Experimental Social Psychology.

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoEntretenimentoGamesServiços

Mais de Tecnologia

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais