Comtac
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2015 às 17h20.
Última atualização em 21 de outubro de 2016 às 14h51.
O Android tem vocação para plataforma de comunicação e consumo de mídia, mas qualquer tablet, por mais potente que seja, sofre com a falta de portas e de interfaces de comando físicas, o que o torna limitado em termos de produtividade e games. A Comtac é uma empresa brasileira que remedia vários desses problemas por meio de pequenos adaptadores e extensores. Isso permite que um smartphone ou tablet Android possa quebrar um galho no gerenciamento de arquivos e na hora de escrever textos longos.
O primeiro e mais simples deles é um cabo para carregamento com leitor de cartões SD. Útil para quem tem um smartphone sem slot, como o Samsung Galaxy S6, por exemplo. É um interessante acessório, com cabo flat e uma pequena chave que alterna entre o modo de carregamento e o de leitura de cartões. O design é bastante simpático e, sem a tampa protetora, a conexão USB lembra um topete loiro do cabo com uma carinha sorridente. No entanto, o comprimento do cabo é excessivamente curto, fazendo com que seja inútil em várias situações, por deixar o smartphone pendurado, forçando muito sua porta microUSB.
Logo depois, vem um adaptador microUSB - USB, com o tamanho de um pendrive pequeno. É possível, por meio do adaptador, ligar ao smartphone qualquer pendrive, mouse ou teclado USB. Controles de games também funcionam, desde que se faça a configuração adequada. Não tivemos problemas em copiar arquivos de um pen-drive e, embora o design do adaptador seja básico, serve muito bem para o que foi desenvolvido.
Uma versão maior do adaptador microUSB - USB possui um pequeno cabo e quatro portas USB 2.0. Com esse acessório, foi possível jogar games de um pen-drive USB utilizando o mouse e o teclado, tanto para jogar quanto para controlar o sistema. A experiência não é a mesma de um PC, mas é possível navegar na internet e escrever textos mais longos sem muitos problemas. Tanto esse acessório quanto o anterior, com uma porta só, conseguem fornecer uma corrente máxima de 100 miliamperes, o suficiente para mouse, teclado e armazenamento flash, mas insuficiente para a função de vibração de um controle ou para alimentar um HD externo (que tipicamente precisa de mais de 400 miliamperes de corrente).
Por último, a marca possui um multi-leitor de cartões, que funciona com SD, microSD, Memory Stick, além de possuir uma porta microUSB e outra USB 2.0. Não conseguimos utilizar a porta MicroUSB para carregar o smartphone e nem para ligar um segundo adaptador. Não testamos um pendrive microUSB por não possuirmos nenhum a mão, mas suspeitamos que seja essa a sua função. Tanto a porta USB como a microSD e SD funcionaram normalmente. O aparelho diz suportar apenas o sistema de arquivos FAT32, mas quando formatamos um cartão SD para EXFAT, o sistema pode ser lido sem problemas. Ainda assim, não conseguimos abrir arquivos maiores do que 4 GB, uma limitação do sistema FAT32. De qualquer forma, isso é uma funcionalidade excepcional para qualquer fotógrafo que precisa se livrar das fotos de seu cartão SD para liberar espaço.
Exceto pelo cabo leitor de microSD, o INFOlab recomenda todos os produtos testados. Os preços vão de 10 reais (pelo leitor de USB simples) a 33 reais (pela versão com quatro portas) USB. É um investimento muito pequeno para um ganho alto de funcionalidade. Os adaptadores parecem ser duráveis, apesar do design bastante simples e são itens importantes de carregar em uma mochila, para aquelas horas em que não há um computador por perto.
Prós | Preços baixos, funcionalidade interessante, variedade de modelos |
---|---|
Contras | Cabo leitor de cartões foi mal pensado pela curta extensão |
Conclusão | Bons acessórios de baixo preço, úteis para qualquer usuário de Android |
Média | 8.5 |
Preço | R$ 10 R$ 33 |