Tecnologia

Fotolog volta com proposta parecida com a de Orkut

Com site e aplicativo para smartphones com sistema Android, Fotolog critica práticas de Facebook e Instagram

 (Fotolog/Reprodução)

(Fotolog/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de junho de 2018 às 14h49.

Última atualização em 3 de junho de 2018 às 14h53.

São Paulo – Popular nos anos 2000 e encerrado em 2016, o Fotolog voltou nesta semana em uma nova versão. Com uma proposta parecida com a de Orkut Büyükkökten com a rede social Hello, o site permitirá apenas a publicação de uma foto por dia para que a plataforma promova conexões reais entre as pessoas, e não conexões determinadas com algoritmos, como acontece em redes como Facebook e Instagram.

As fotos podem ser publicadas tanto do computador quanto pelo próprio site (mesmo na versão para celulares). Usuários de smartphones com sistema Android podem usar o Fotolog por meio de seu aplicativo.

"Queremos acabar com o excesso de publicações que pressiona a busca pela validação de outros e, em vez disso, queremos ajudar na apreciação de cada momento que represente o melhor (ou o pior) do seu dia", afirmam os criadores do novo Fotolog, em comunicado oficial.

Fotolog-app-Android

(Google Play Store/Reprodução)

Diferentemente do que acontece no Instagram, o aplicativo do Fotolog não disponibiliza filtros de melhoria de fotografias. Essa é uma das medidas que a empresa tomou para deixar o seu ambiente "melhor" do que o da concorrência–ainda que seja possível usar efeitos nas fotos por meio de outros apps antes de publicá-las.

Os criadores do Fotolog disseram que a iniciativa se trava de uma tentativa para mudar o cenário atual das redes sociais, mas, por ora, seu número de usuários soma 2 milhões, enquanto o Instagram tem 800 milhões de usuários no mundo.

Acompanhe tudo sobre:Apps AndroidFotosRedes sociaisSites

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não