Tecnologia

Fórum define critérios para implantação da banda larga

Brasília - As áreas urbanas pobres e densamente ocupadas, as áreas rurais, as regiões remotas e as cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serão priorizadas para receber a internet rápida por meio do Plano Nacional de Banda Larga. Os critérios foram definidos hoje (23) durante o Fórum Brasil Conectado. Os critérios serão adotados […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - As áreas urbanas pobres e densamente ocupadas, as áreas rurais, as regiões remotas e as cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serão priorizadas para receber a internet rápida por meio do Plano Nacional de Banda Larga. Os critérios foram definidos hoje (23) durante o Fórum Brasil Conectado.

Os critérios serão adotados na escolha das primeiras 100 cidades que receberão a banda larga este ano. Também serão observadas questões como a menor densidade de penetração de banda larga, a existência de programas de inclusão digital ou projetos de interesse social que precisem de internet e a diversidade de regiões geomorfológicas, para testar a tecnologias em locais com diferentes acidentes geográficos.

A existência de redes de fibra ótica e a proximidade de pontos de presença (POPs) também devem ser levadas em conta na escolha das cidades.

A lista definitiva com os nomes das cidades contempladas só deve ser divulgada em agosto. Os participantes do fórum têm até o dia 2 de julho para dar mais contribuições. "Vamos aplicar os critérios para ver quantas cidades cabem. Se tiverem mais cidades que o processo, vamos ter que arbitrar alguma coisa", disse o presidente da Telebras, Rogério Santanna.

Acompanhe tudo sobre:InternetInclusão digitalBanda larga

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite