Tecnologia

Ford New Fiesta permitirá controlar aplicativos de smartphone com comandos de voz

Carro poderá ligar para o serviço de atendimento médico de emergência em caso de acidente

AppLink

AppLink

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 13h46.

A Ford anunciou, durante a 8ª Campus Party Brasil, que o New Fiesta terá o recurso de conectividade chamado AppLink no Brasil. Com o sistema, é possível controlar aplicativos do smartphone por comandos de voz, bem como atender ligações e responder SMS por voz, evitando a necessidade do motorista tirar as mãos do volante.

Anteriormente disponível nos veículos Novo Ka, Novo Ka+, EcoSport e Ranger, o recurso funciona com smartphones com sistemas Android, BlackBerry e iPhones por meio de um aplicativo da própria Ford.

Apesar de ser uma tecnologia com hardware diferente, o AppLink trabalha em conjunto com o Sync, que é responsável pelo gerenciamento de chamadas e mensagens de texto por voz, para oferecer segurança ao motorista. Ambas as tecnologias funcionam com o smartphone pareado por Bluetooth.

“Antes, o diferencial era fabricar carros com cinzeiro e acendedor de cigarro. Agora, o mundo mudou e todos querem estar conectados”, disse, em entrevista a INFO, Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford América do Sul.

A lista de aplicativos compatíveis com o AppLink, contudo, é restrita. São cerca de dez apps, que incluem o jornal americano Wall Street Journal, o serviço de streaming de música Spotify e rádios online.

Além disso, o New Fiesta poderá ligar para o serviço de atendimento médico de emergência SAMU (192) caso detecte que o automóvel sofreu um acidente, seja pelo acionamento dos airbags ou pelo corte do combustível.

O AppLink é item de série em todas as versões 1.6 produzidas a partir de 2015. Nesse modelo, o New Fiesta é vendido no mercado brasileiro por valores a partir de 51 690 reais.

A montadora planeja, no futuro, usar os dados dos usuários para oferecer melhorias em seus veículos.

https://youtube.com/watch?v=EQf9G8Yuh8c

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleAutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaFordGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOMontadorasSmartphonesTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não