Tecnologia

Força aérea dos EUA testa uso do Google Glass em batalhas

'A questão é, durante o caos da guerra, como será o desempenho dessa tecnologia?', diz o engenheiro-chefe da Batman

Glass (US Air Force)

Glass (US Air Force)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de abril de 2014 às 09h57.

A força aérea americana está testando o uso do Google Glass e até mesmo um software exclusivo para batalhas. A equipe de pesquisa chamada de "Batman" da base de Wright Patterson, em Ohio, iniciou a avaliação dos óculos inteligentes e até agora gostou do que viu. O aparelho pode ser usado em missões de busca e salvamento, comunicação do piloto com tropas em terra e até auxiliar no momento de disparar um míssil.

Os pontos positivos apontados pelos pesquisadores são o baixo consumo de energia, o seu design minimalista e o fato de que o gadget não bloqueia a visão de forma alguma, de acordo com Anthony Eastin, 2º tenente e cientista comportamental da equipe Batman — que, vale notar, é um acrônimo para Battlefield Air Targeting Man-Aided (K)nowledge, referente a técnicas de batalha aérea.

"Nós fornecemos as soluções para alcançar um ciclo de vida do aviador ideal: treino, equipamento, melhoria e proteção", de acordo com o site oficial da equipe.

O desenvolvedor de softwares Andres Calvo, que também integra o time de pesquisa, afirmou ao Venture Beat que o rápido acesso às informações foi algo que agradou a todos. Entretanto, o Google Glass ainda "não é uma bala de prata para muitas das necessidades da força aérea".

A Batman conta atualmente com duas unidades do Google Glass obtidas por meio do programa Explorer, que ofereceu alguns milhares de exemplares do gadget a desenvolvedores. Além disso, há um programa em fase de desenvolvimento para melhorar o Android OS usado no gadget para o uso da força aérea.

"O Google está quebrando barreiras", afirmou Gregory Burnett, engenheiro-chefe da Batman. "A questão é, durante o caos da guerra, como será o desempenho dessa tecnologia?"

Seis tecnologias que estarão nas guerras do futuro:         

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:Google GlassGuerrasINFO

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump