Tecnologia

FIPE e Buscapé criam índice para comércio eletrônico

O chamado Índice Fipe Buscapé será divulgado mensalmente e contará com dez categorias para mensurar o e-commerce

Em seu primeiro relatório, o índice aponta uma deflação de 9,6% no ano, comparando o mês de janeiro com novembro (Ryan McVay/Getty Images)

Em seu primeiro relatório, o índice aponta uma deflação de 9,6% no ano, comparando o mês de janeiro com novembro (Ryan McVay/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 13h50.

São Paulo - A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresentou, hoje, em parceria com o Buscapé, um novo índice para mensurar o comércio eletrônico no Brasil, o chamado Índice Fipe Buscapé.

O índice será divulgado mensalmente e contará com dez categorias. Cada uma delas contará com divisões, resultando em um total de 156 subcategorias especificas, como geladeiras, notebooks e até pen drives. O índice levou oito meses para ser desenvolvido. No total, 11 milhões de produtos à venda no Brasil devem ser monitorados.

Em seu primeiro relatório, o índice aponta uma deflação de 9,6% no ano, comparando o mês de janeiro com novembro. As categorias com maior barateamento foram fotografia, telefonia e eletrônicos, que registraram queda de 21.%, 19.6% e 13.4% em seus preços, respectivamente.

Ao mesmo tempo, o e-commerce nacional deverá crescer 39.1% em relação ao ano passado, gerando 18,7 bilhões de reais em receitas. "Essa deflação não foi gerada por vendas baixas, pelo contrário, ela ocorreu graças a fatores como ganho de produtividade e inovação continua", afirma Romero Rodrigues, fundador do Buscapé.

Por outro lado, o índice também será útil para apontar padrões de consumo dos compradores tradicionais, que frequentam lojas e grandes magazines.

Segundo o professor Sérgio Crispim, da FIPE, a internet influencia as compras em lojas físicas como ferramenta de consulta.

Acompanhe tudo sobre:BuscaPéConsumoe-commerceEmpresasEmpresas de internetFipe

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online