Tecnologia

Finalmente um carregador universal para smartphones pode estar a caminho

Parlamento Europeu votou a favor da padronização do encaixe dos cabos para carregar o celular

Carregador: em um futuro próximo, um mesmo cabo poderá ser utilizado para qualquer smartphone novo (thinkstock/Thinkstock)

Carregador: em um futuro próximo, um mesmo cabo poderá ser utilizado para qualquer smartphone novo (thinkstock/Thinkstock)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 2 de fevereiro de 2020 às 08h00.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2020 às 09h00.

São Paulo - Membros do Parlamento Europeu votaram a favor da padronização de um único tipo de cabo para carregar smartphones, independentemente da fabricante por trás do aparelho. Foram 582 votos a favor da medida e 40 contra.

Atualmente, dispositivos que utilizam o sistema operacional Android saem de fábrica, em sua maioria, com o padrão USB-C de carregador (modelos mais antigos ainda utilizam o “Mini USB”). Já iPhones contam com um cabo próprio, o Lightning.

A Apple é contra a medida. Para a empresa de Cupertino, a prática geraria atrapalha os processos de inovação e inutiliza milhões de cabos, criando mais lixo. Vale lembrar que o acessório da empresa não é barato. No site da fabricante do iPhone, o acessório mais em conta sai por 149 reais. O preço pode chegar a 299 reais no caso de um modelo com 2 metros de comprimento.

Conforme reportado pela BBC, dados oficiais do Parlamento Europeu apontam que cabos obsoletos geraram mais de 51 mil toneladas de lixo por ano durante a última década. Entretanto, é preciso considerar que em 2009, por exemplo, existiam mais de 30 tipos diferentes de carregadores. Hoje, três.

Caso a proposta um dia force as fabricantes a utilizarem um mesmo modelo de cabo, a Apple precisaria se adequar ao padrão para seus próximos aparelhos. No ano passado, a companhia comercializou 198,1 milhões de aparelhos. Ou seja, quase 200 milhões de cabos, somente vendidos ano passado, não seriam compatíveis com novos smartphones.

O processo agora segue para a Comissão Europeia definir novas regras para o mercado.

Acompanhe tudo sobre:AcessóriosAppleiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não