Tecnologia

Fim de incentivo derrubou vendas de veículos, diz IBGE

O segmento de veículos também é responsável pela perda de fôlego verificada na série histórica do varejo ampliado

carro-fabrica

carro-fabrica

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 08h14.

A queda de 7,6% nas vendas de veículos e motos, partes e peças na passagem de janeiro para fevereiro foi a mais intensa desde setembro de 2012, quando o volume vendido teve retração de 24,9%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é explicado pelo esgotamento das políticas de incentivo ao consumo, uma vez que a demanda reprimida já foi saciada, apontou Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

"Você tinha incentivo a partir da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que durou muitos meses, e vai perdendo ritmo porque, por serem bens duráveis, a capacidade de substituição pela população não é muito intensa. Foi perdendo fôlego", justificou Aleciana.

O segmento de veículos também é responsável pela perda de fôlego verificada na série histórica do varejo ampliado. Em relação ao mês anterior, as vendas do varejo ampliado recuaram 1,6% em fevereiro. A média móvel trimestral, que indica tendência, ficou em -0,4% no trimestre terminado em fevereiro.

"Tem a ver com uma certa saciedade dessa demanda reprimida por novos veículos, uma vez que a política de incentivos ao consumo a partir de alíquotas de IPI mais baixas já vem vigorando há alguns anos. É natural que as famílias que já fizeram essa substituição dos seus veículos não venham a fazer isso novamente num horizonte temporal tão curto", confirmou Aleciana.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosINFOVeículos

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma