A Rede Social narra os bastidores da criação do Facebook (Divulgação/Columbia Pictures)
Da Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2011 às 10h52.
São Paulo - O filme “A Rede Social” disputa hoje, no Teatro Kodak, em Hollywood, prêmios em oito diferentes categorias do Oscar.
O longa, que narra os bastidores da criação do Facebook, vai concorrer nas categorias melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora, mixagem de som e edição.
O número de indicações obtidas pelo filme de David Fincher , diretor de “A Rede Social” só é menor que o dos longas "O Discurso do Rei" e "Bravura Indômita", que receberam doze e dez indicações cada, respectivamente.
Para críticos de cinema e especialistas na premiação americana, são grandes as chances de “A Rede Social” levar várias estatuetas na noite de hoje. O filme, por exemplo, venceu a premiação Globo de Ouro este ano em quatro categorias, incluindo a principal, de melhor filme.
O sucesso da rede, que já soma 600 milhões de usuários no mundo, contribui para criar um interesse maior da academia americana pela obra de Fincher.
Apesar da boa recepção do público e da crítica, a obra é rejeitada pelos principais personagens retratados na trama. Mark Zuckerberg, protagonista do filme, descreveu o longa como “pura ficção” e “sem ligação com a realidade”. Já Sean Parker, criador do Napster e investidor do Facebook em seu período de startup, criticou duramente a produção do filme.
Retratado como um empresário de poucos escrúpulos, Parker, é o principal agente a incentivar o afastamento de Mark de seu colega brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook e retirado do controle da jovem empresa por uma manobra jurídica contestável por parte de Zuckerberg.
A premiação do Oscar 2011 será transmitida na TV aberta apenas pela Rede Globo, que comprou os direitos de transmissão, a partir da meia-noite.
Ao longo da premiação, INFO Online publicará os resultados de todas as categorias em que “A rede social” possui indicação.