Tecnologia

Ferramenta monitora repercussão da TV nas redes sociais

Ferramenta se propõe a monitorar em tempo real os comentários feitos sobre determinado programa na rede social


	Pesquisa do Ibope apontou que 43% dos internautas assistem TV enquanto estão navegando e que 29% deles fazem comentários sobre o conteúdo da TV em redes sociais
 (Stock.XCHNG)

Pesquisa do Ibope apontou que 43% dos internautas assistem TV enquanto estão navegando e que 29% deles fazem comentários sobre o conteúdo da TV em redes sociais (Stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 13h12.

São Paulo - A Intacto está preparando o lançamento do Qual Canal (www.qualcanal.tv), ferramenta de monitoração de comentários sobre programas de TV no Twitter em tempo real. Flavio Ferrari, um dos sócios da empresa, lembra que a pesquisa Social TV, do Ibope, apontou que 43% dos internautas assistem TV enquanto estão navegando e que 29% deles fazem comentários sobre o conteúdo da TV em redes sociais. "80% admite mudar de canal motivado por um comentário na Internet", lembra.

A ferramenta, explica o executivo, se propõe a monitorar em tempo real os comentários feitos sobre determinado programa na rede social, usando um "dicionário de referência" dos parâmetros que quer monitorar. Por enquanto, diz Ferrari, apenas o Twitter será monitorado, pois é a rede social com o perfil mais adequado a este tipo de comentário. "O Facebook também é interessante para análise, mas não para real-time", diz, adiantando que pretende medir também esta rede no futuro.

O Qual Canal está sendo oferecido primeiramente a canais de televisão, como uma ferramenta para auxiliar profissionais de programação. No futuro, pode ser expandido, sendo oferecido ao mercado publicitário, para acompanhar a repercussão dos comerciais nas redes sociais.

Anderson Fér, também sócio da Intacto, diz que a ferramenta já está "escutando" mais de 3,5 milhões de tweets por mês e mais de mil por minuto. Segundo ele, há estudos que relacionam o volume de comentários nas redes sociais sobre um programa e a sua audiência na TV. "Se o volume de comentários na Internet aumentar 9%, cresce 1% a audiência na TV", explica.

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociaisTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes