Tecnologia

Feriados reduzem número de internautas em abril

Embora o tempo de navegação tenha permanecido estável, volume de usuários da rede foi 5% menor no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

O número de internautas residenciais brasileiros em abril recuou 5% sobre o mês anterior e somou 13,4 milhões de pessoas. De acordo com Alexandre Sanches Magalhães, coordenador de análise do Ibope Inteligência, a queda já era esperada. "Tivemos uma seqüência de três feriados às segundas-feiras. Como a internet tem grande parte de seu público ainda concentrado nas classes A e B, feriados acabam tirando as pessoas de casa e, portanto, reduzem os acessos residenciais à web", diz. Apesar do recuo, o volume ainda foi 17,5% superior aos 11,4 milhões de internautas registrados em abril do ano passado.

Em relação a março, o tempo de navegação manteve-se praticamente estável. Na média, cada usuário doméstico gastou 19 horas e 26 minutos navegando pela internet no mês passado - dois minutos a mais do que em março. O resultado garantiu aos brasileiros a liderança em tempo de acesso entre os dez países pesquisados pelo Ibope. O Japão, segundo no ranking, somou 18 horas e 7 minutos. Na comparação com abril do ano passado, quando o tempo médio dos brasileiros foi de 15 horas e 14 minutos, o indicador apresentou um forte avanço. Também naquele mês o país liderou o ranking de navegação.

Entre março e abril, apenas a categoria de sites "Ocasiões Especiais", que envolve os sites de envio de cartões, apresentou um ligeiro aumento de 1,4% no volume de acessos. Todas as demais categorias registraram recuo ou estabilidade no mês passado. Na comparação anual, porém, todos os tipos de site apresentaram crescimento real. As categorias que mais avançaram foram Viagens e Turismo (85%), Casa e Moda (55%), Automóveis (46%) e Comércio Eletrônico (38%).

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A15 ou Samsung Galaxy A05s: qual vale mais a pena em 2024?

Samsung Galaxy A55: vale a pena na Black Friday?

iPhone 11: Ainda vale a pena na Black Friday?

Moto G84 5G: Quando vale a pena pagar na Black Friday?