Tecnologia

Feira que lançou a TV aposta em fogões e geladeiras conectados

Uma das mais famosas e importantes feiras de tecnologia está marcada para começar oficialmente a partir desta sexta-feira, em Berlim

IFA: feira de eletrônicos deve apresentar novidades em smartphones, TVs, laptops toda sorte de smart-eletrodomésticos / Michele Tantussi/Getty Images

IFA: feira de eletrônicos deve apresentar novidades em smartphones, TVs, laptops toda sorte de smart-eletrodomésticos / Michele Tantussi/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 06h14.

Última atualização em 30 de agosto de 2018 às 06h59.

Aficionados por tecnologia e eletrônicos se voltam para uma das mais famosas e importantes feiras do gênero: a Exibição Internacional de Rádio de Berlim (Internationale Funkausstellung Berlin, ou IFA, na sigla em alemão). Foi lá que em 1931, o físico alemão Manfred von Ardenne transmitiu raios catódicos através de um tubo pela primeira vez, apresentando ao mundo o que seria a televisão. Nos quase 100 anos de história — a IFA acontece desde 1924 — a feira já sobreviveu a uma grande guerra para apresentar ao mundo diversas inovações tecnológicas.

Marcada para começar oficialmente a partir desta sexta-feira, Berlim já deve ver alguns gadgets sendo apresentados um pouco antes, já que as principais empresas do setor mostram as novidades nos dias que antecedem o evento. É esperado que mais de 200.000 pessoas vejam 1.000 gigantes do setor de tecnologia, como Microsoft, Samsung, Huawei e Amazon mostrar ao mundo as últimas tecnologias em termos de smartphones, relógios, TVs e toda sorte de smart-eletrodomésticos.

Embora a coreana Samsung já tenha apresentado seus principais modelos este ano, com o lançamento do Note 9 mais cedo em agosto, e a americana Apple deixe os esperados três iPhones de 2018 para mais tarde em setembro, há o que se esperar no campo dos celulares. Huawei, HTC, LG e Sony guardam algum tipo de lançamento nesse segmento. Além dos celulares, laptops, smartwatches e mesmo robôs devem compor o cenário nas exibições.

Quando se fala de TV, até pelo seu histórico, a IFA é um mundo à parte. A Samsung deve aproveitar o evento para lançar a TV de 8k com tela QLED, além de fazer demonstração do televisor de 146 polegadas de 4K que anunciou no início do ano. A LG não deve ficar para trás e já há rumores de que a fabricante deve apresentar uma TV de 175 polegadas. A Philips deve trazer pela primeira vez a TV com tecnologia de pontos quânticos, que valoriza as cores e os contrastes.

Mas as principais apostas estão no mercado de internet das coisas e smart-eletrônicos como geladeiras, fogões, lavadoras e secadoras. Os assistentes domésticos a voz, como Alexa da Amazon e o Google Home, tiveram vendas 187% maiores no segundo trimestre do ano, o que ajuda a explicar a febre por essa categoria.

Acompanhe tudo sobre:EletrodomésticosExame HojeFeirasGoogleLGSamsung

Mais de Tecnologia

United aposenta 'modo avião' com teste de Wi-Fi da Starlink usando avião da Embraer

Cofundador do OnlyFans lança plataforma rival de conteúdo adulto

Gigante chinesa HoYoverse investe em IA após queda nas receitas de jogos

Apple pode lançar iPhone 'quase todo de vidro' em 2027, diz analista