Tecnologia

Falha no Windows faz Microsoft lançar atualização de emergência

Vulnerabilidade "Print Nightmare" permite que hackers instalem programas, criem novas contas de usuário e visualizem e excluam dados

Microsoft: vulnerabilidade conhecida como "PrintNightmare" afeta o serviço Windows Print Spooler (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Microsoft: vulnerabilidade conhecida como "PrintNightmare" afeta o serviço Windows Print Spooler (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 7 de julho de 2021 às 15h18.

A Microsoft está pedindo aos usuárioss que instalem uma atualização de emergência do sistema Windows depois que uma vulnerabilidade foi encontrada no sistema operacional.

A falha de segurança, conhecida como "Print Nightmare", afeta o serviço Windows Print Spooler.

  • O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor.

O código de ataque foi publicado acidentalmente pela Sangfor, empresa chinesa de segurança cibernética, na semana passada. Ele foi rapidamente tirado do ar, mas nada que impediu a informação de continuar circulando em outros sites, como o site de desenvolvedores GitHub.

De acordo com a CNN Business, a Microsoft alertou que os hackers poderiam instalar programas, visualizar e excluir dados e criar novas contas de usuário, o que daria comando e controle suficiente ao seu aparelho. "Recomendamos que você instale essas atualizações imediatamente", disse a companhia.

A Microsoft afirmou que tanto o Windows 10 quanto o Windows 7 estão expostos a vulnerabilidade. "Infelizmente, as atualizações de segurança para Windows Server 2016, Windows 10, versão 1607 e Windows Server 2012 serão adiadas por um curto período, mas são esperadas em breve", disse a empresa em nota.

A atualização é cumulativa, o que significa que também contém correções de problemas de segurança anteriores.

A nova versão do sistema anunciada recentemente, o Windows 11, está disponível para testes beta, mas uma atualização não foi disponibilizada. Não há informações se o sistema estaria exposto a alguma vulnerabilidade.

Acompanhe tudo sobre:HackersMicrosoftWindowsWindows 10Windows 7

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China