Microsoft: vulnerabilidade conhecida como "PrintNightmare" afeta o serviço Windows Print Spooler (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)
Laura Pancini
Publicado em 7 de julho de 2021 às 15h18.
A Microsoft está pedindo aos usuárioss que instalem uma atualização de emergência do sistema Windows depois que uma vulnerabilidade foi encontrada no sistema operacional.
A falha de segurança, conhecida como "Print Nightmare", afeta o serviço Windows Print Spooler.
O código de ataque foi publicado acidentalmente pela Sangfor, empresa chinesa de segurança cibernética, na semana passada. Ele foi rapidamente tirado do ar, mas nada que impediu a informação de continuar circulando em outros sites, como o site de desenvolvedores GitHub.
De acordo com a CNN Business, a Microsoft alertou que os hackers poderiam instalar programas, visualizar e excluir dados e criar novas contas de usuário, o que daria comando e controle suficiente ao seu aparelho. "Recomendamos que você instale essas atualizações imediatamente", disse a companhia.
A Microsoft afirmou que tanto o Windows 10 quanto o Windows 7 estão expostos a vulnerabilidade. "Infelizmente, as atualizações de segurança para Windows Server 2016, Windows 10, versão 1607 e Windows Server 2012 serão adiadas por um curto período, mas são esperadas em breve", disse a empresa em nota.
A atualização é cumulativa, o que significa que também contém correções de problemas de segurança anteriores.
A nova versão do sistema anunciada recentemente, o Windows 11, está disponível para testes beta, mas uma atualização não foi disponibilizada. Não há informações se o sistema estaria exposto a alguma vulnerabilidade.