Tecnologia

Falha no Facebook permite multiplicar número de likes

Uma pesquisa descobriu uma falha no Facebook que permite criar 100 curtidas falsas a cada 5 minutos


	Uma pesquisa descobriu uma falha no Facebook que permite criar 100 curtidas falsas a cada 5 minutos
 (Getty images)

Uma pesquisa descobriu uma falha no Facebook que permite criar 100 curtidas falsas a cada 5 minutos (Getty images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2015 às 17h10.

São Paulo - Uma pesquisa realizada pela escola de ciência da computação da Universidade McGill revela uma falha no Facebook que permite criar falsos likes na rede social sem usar bots ou uma enxurrada de spams.

O estudo publicado em 19 de março descreve um método que cria 100 curtidas falsas a cada 5 minutos ao adicionar três likes duplicados em cada publicação ou artigo compartilhado.

A façanha simplesmente tira vantagem de um mecanismo existente no Facebook que, se usado da forma correta, produz múltiplos likes em um mesmo post. Veja os passos:

1. Crie uma publicação no Facebook com a URL desejada;

2. Compartilhe o post recém-criado;

3. Adicione um comentário na publicação com conteúdos aleatórios;

4. Delete a publicação.

Deletar uma publicação não reduz o número de curtidas mostradas na página original em que o botão “Like” está. “Esse procedimento pode gerar três likes falsos de uma vez. Ao repeti-lo, nós conseguimos gerar 20 likes falsos por minuto sem violar os limites de avaliação do Facebook”, dizem os autores da pesquisa, Xinye Lin, Mingyuan Xia e Xue Liu.

A equipe afirma que o Facebook foi alertado sobre as falhas há dois anos, mas elas continuam no site. Além disso, o método ainda pode ser automatizado usando a API de Likes do Facebook com apenas 20 linhas de código em Python.

De acordo com os pesquisadores, a intenção é tornar esses bugs em algo público para alertar os anunciantes – que dependem de likes e pagam por eles – e aos usuários, para que eles percebam que alguns conteúdos não são tão populares como o número de curtidas indica.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?