Tecnologia

Falha no Android permite roubo de bitcoins

O engenheiro de segurança do Android, Alex Klyubin, publicou em seu blog os detalhes que causaram a vulnerabilidade no sistema


	Bitcoin: como o problema está na raiz do sistema, cada carteira digital do bitcoin gerada por um app Android pode ser afetada pela falha
 (Flickr.com/zcopley)

Bitcoin: como o problema está na raiz do sistema, cada carteira digital do bitcoin gerada por um app Android pode ser afetada pela falha (Flickr.com/zcopley)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 15h38.

São Paulo - O Google confirmou uma falha no sistema Android, que pode permitir o roubo de bitcoins.

O engenheiro de segurança do Android, Alex Klyubin, publicou em seu blog os detalhes que causaram a vulnerabilidade no sistema.

“Nós identificamos que aplicações que usam o Java Cryptography Architecture (JCA) para a geração de chaves, acesso ou numeração randômica podem não receber valores seguramente fortes dos dispositivos Android devido a inicialização indevida do PRNG.

Aplicações que utilizam o OpenSSL PRNG sem uma inicialização explícita no Android também está afetado”, disse Klyubin.

A falha foi descoberta no último domingo pelos desenvolvedores do bitcoin. A vulnerabilidade aparentemente ocorre em um componente do Android que gera números de segurança randômicos (PRNG).

Como o problema está na raiz do sistema, cada carteira digital do bitcoin gerada por um app Android pode ser afetada pela falha.

O site Ars Technica cita o caso de um roubo de 5.720 bitcoins na última semana devido a esta falha. Além disso, a Symantec também alertou que 360 mil apps podem sofrer ataques similares se utilizarem o PRNG do Android.

O Google recomenda que os desenvolvedores que utilizem o JCA para a geração de chaves devem atualizar seus apps para iniciar o PRNG com diferentes códigos. Além disso, sugere também que verifiquem as chaves que geram criptografia.

Klyubin também afirmou que a equipe do Android já criou pacotes de correção para assegurar que o OpenSSL PRNG do Android se inicie de forma correta.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleMoedasseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China