Tecnologia

Falha no Android faz sistema drenar bateria de aparelhos

A falha, já com uma solução em desenvolvimento, faz com que um processo “drene” a carga e esquente aparelhos com chips da Qualcomm, em especial o Nexus 5

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2014 às 16h59.

São Paulo - Após reclamações de usuários em relação às baterias de seus smartphones, o Google anunciou nesta semana a descoberta de um bug na versão mais recente do Android.

A falha, já com uma solução em desenvolvimento, faz com que um processo, rodando em segundo plano na edição 4.4.2 do KitKat, “drene” a carga e esquente aparelhos com chips da Qualcomm, em especial o Nexus 5.

O programa afetado pelos bugs é chamado de “mm-qcamera-daemon”, conforme escreveu um dos desenvolvedores envolvidos no Android OSP, identificado como etalvala, em um post no fórum de discussão de falhas do projeto. O processo é responsável por dar a outros aplicativos, como o Skype e o Snapchat, acesso à câmera dos aparelhos.

O problema pode ter se tornado pior após uma atualização no app da Microsoft, que faz com que ele solicite acesso à câmera com maior frequência, mesmo em segundo plano.

Tanto que uma das soluções temporárias mencionadas é a remoção do aplicativo, ao menos enquanto a atualização com as correções dos bugs que provocam essa falha não é liberada – o que deve acontecer logo, mas sem um prazo definido, como afirmou o desenvolvedor. Aliás, ele ainda ressaltou que o problema não é no Skype, e sim no sistema operacional.

No entanto, na postagem no fórum é feita referência apenas ao Nexus 5. Usuários ainda relataram casos de baixa duração de bateria envolvendo outros aparelhos com processadores da Qualcomm, como o Samsung Galaxy Note 3 rodando o Android 4.3 e o Moto X, da Motorola, com o 4.4.2 mesmo.

Aos donos desses aparelhos, o desenvolvedor recomendou entrar em contato diretamente com as fabricantes. Isso porque, apesar do nome do processo problemático ser igual, a falha e a solução podem ser diferentes, dadas as disparidades de software existentes entre esses smartphones – com Androids modificados, mesmo que levemente – e o Nexus 5. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaQualcommSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda