Facebook: nova polêmica em torno da privacidade de seus usuários (Chris Jackson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2010 às 09h34.
São Paulo - Dez dos aplicativos mais populares do Facebook estão transmitindo informações pessoais dos usuários para empresas de publicidade e de rastreamento online, de acordo com uma denúncia feita pelo Wall Street Journal.
O problema afetaria mais de 10 milhões de usuários desses aplicativos, incluindo pessoas que ajustaram suas configurações de privacidade em níveis sigilosos. A prática estaria ferindo as regras do Facebook e levanta questões sobre a habilidade do site em manter segura as atividades dos usuários.
Mark Venal, porta-voz de desenvolvimento da empresa, disse em comunicado que o Facebook está trabalhando em uma nova tecnologia para conter a falha, embora não se saiba desde quando esse problema existe.
"O ID do usuário pode estar sendo incorretamente compartilhado pelo browser do usuários ou por um aplicativo. Porém o conhecimento deste ID não permite que as informações privadas de um usuário sejam acessadas", afirma Venal.
O WSJ apurou que entre os 10 aplicativos mais populares e que estão transmitindo dados, se encontram os jogos FarmVille, FrontierVille e Texas HoldEm Poker. E muitos dos aplicativos ficaram indisponíveis para os usuários depois da denúncia do jornal. Este será um grande desafio para o Facebook: encontrar uma forma de policiar e controlar o acesso dos mais de 550 mil aplicativos disponíveis hoje na rede social.