Tecnologia

Falha em link internacional causou pane no Twitter

A NET e a GVT dizem que as falhas no acesso ao Twitter observadas ontem no Brasil podem ter sido provocadas por um problema num link internacional de conexão à internet

O Twitter esteve inacessível para muitos brasileiros durante cerca de 12 horas nesta semana (Reprodução)

O Twitter esteve inacessível para muitos brasileiros durante cerca de 12 horas nesta semana (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2011 às 12h20.

São Paulo — A instabilidade que impossibilitou o acesso de muitos usuários ao Twitter, nesta quinta-feira, pode ter sido provocada por um erro de configuração num link internacional de conexão à internet. A versão é defendida pelas empresas provedoras de acesso à web GVT e NET, por meio de comunicados oficiais.

"A GVT detectou restrição ao acesso ao Twitter e alguns outros serviços de redes sociais hospedados em vários pontos ao redor do mundo durante aproximadamente 12 horas", informou a companhia de telecomunicações por e-mail. "Detectamos um erro de configuração num link internacional de conexão com a internet, utilizado pela empresa e também por outras operadoras brasileiras. Essa ocorrência prejudicou temporariamente o acesso à rede social Twitter", escreveu a NET. A Telefônica disse não ter identificado problemas de acesso ao Twitter.

Os links internacionais são fundamentais para o acesso de usuários brasileiros a serviços hospedados fora do Brasil, caso do Twitter. A operação é realizada por provedores no exterior, como Global Crossing, AT&T, TIWS, Sprint e TeliaSonera, que acessam os servidores que hospedam aqueles sites a partir de contrato com operadoras brasileiras.

Para sanar a falha atribuída ao link internacional, as operadoras brasileiras desviaram parte de seus usuários a outras redes que não apresentavam defeito. Essa seria a explicação para o fato de grupos de usuários conseguirem acesso ao Twitter, enquanto outros não tinham conexão. O Twitter foi informado sobre a pane brasileira, mas não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:#failEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não