Tecnologia

Faixa da TIM 3G tem interferência de telefone sem fio em SP

Os telefones que dão interferência são aqueles importados, produzidos de acordo com o arranjo de faixa usado nos EUA que tem as faixas harmonizadas com a Europa


	TIM: telefones sem fio operam na faixa de 1,9 MHz, a mesma da banda F, arrematada pela TIM na área de DDD 11 no leilão de 2007, explica relator da matéria
 (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

TIM: telefones sem fio operam na faixa de 1,9 MHz, a mesma da banda F, arrematada pela TIM na área de DDD 11 no leilão de 2007, explica relator da matéria (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 15h38.

São Paulo - Na próxima semana, a Anatel deverá julgar uma reclamação da TIM sobre interferência que os terminais 3G da operadora têm sofrido em São Paulo causada pelos telefones fixos sem fio.

Como explica o conselheiro Marcelo Bechara, relator da matéria, os telefones sem fio operam na faixa de 1,9 MHz, que é a mesma da banda F, arrematada pela TIM na área de DDD 11 no leilão de 2007.

Os telefones que dão interferência são aqueles importados, produzidos de acordo com o arranjo de faixa usado nos EUA – o chamado PCS – e, por isso, dão interferência no 3G do Brasil – que tem as faixas harmonizadas com a Europa.

Esses aparelhos podem chegar no Brasil na mala de viajantes ou importados por vias ilegais, já que não são homologados pela Anatel.

O problema é grave, já que afeta toda a área de um setor de cobertura da antena – que normalmente trabalha com três setores. A interferência acontece quando os telefones sem fio estão em uso.

A preocupação da TIM, que fez a denúncia à Anatel no ano passado, é de que a interferência possa prejudicar o seu desempenho nos indicadores de qualidade da agência. Além disso, obviamente, a empresa pagou R$ 225 milhões (34,13% de ágio) por algo que agora não consegue usar.

O conselheiro Marcelo Bechara não revelou que solução será proposta em seu voto. Como é impossível recolher os aparelhos sem fio importados que estão em uso, a expectativa é de que a Anatel vá encontrar uma outra faixa livre de interferência.

No leilão de 2007, a banda F era a maior banda disponível com 15 MHZ + 15 MHz, enquanto as demais tinham 10 MHz + 10 MHz. A comunicação da estação móvel para a estação radiobase (ERB) ocorre na faixa de 1.920 MHz a 1.935MHz, e o inverso de 2.110 MHz a 2.125 MHz.

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTeletimeTIM

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro