Tecnologia

Facebook vai lançar ferramentas para combater notícias falsas

A empresa facilitará para os usuários a marcação de artigos falsos em seus feeds e também trabalhará com parcerias para checagem de fatos

Facebook: a rede social disse que, se as empresas identificarem que uma notícia é falsa, ela será marcada como "contestada" (Reprodução/Reprodução)

Facebook: a rede social disse que, se as empresas identificarem que uma notícia é falsa, ela será marcada como "contestada" (Reprodução/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 18h08.

O Facebook disse nesta quinta-feira que lançará várias ferramentas novas para evitar a disseminação de notícias falsas em sua rede social.

A empresa facilitará para os usuários a marcação de artigos falsos em seus feeds de notícias e também trabalhará com parcerias com empresas como o site de checagem de fatos Snopes, a ABC News e Associated Press, num esforço para verificar a autenticidade das histórias.

O Facebook disse que, se as empresas identificarem que uma notícia é falsa, ela será marcada como "contestada" e haverá um link para o artigo correspondente explicado o porquê.

A empresa disse que as notícias contestadas podem ser rebaixadas no feed de notícias, acrescentando que uma vez que um conteúdo for marcado, não poderá ser promovido.

O Facebook também eliminou a capacidade de falsificadores fazerem paródias com os nomes de domínio de publicações reais.

O Facebook enfrentou críticas duras por não conseguir conter notícias falsas na corrida presidencial dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:FacebookRedes sociais

Mais de Tecnologia

De queda livre a voo solo: o que fez a Shopee valer quase US$ 100 bi e com alta de 300% nas ações

STJ autoriza juízes a consultarem redes sociais públicas de investigados para decretar prisões

Apple adia recursos de IA da Siri, mas aposta em controle total por voz no iPhone

Pix parcelado não decreta fim do cartão de crédito, afirma presidente da 99Pay