São Paulo — Mark Zuckerberg e sua equipe apresentaram, nesta quinta-feira, o novo layout do Facebook. O site passa a apresentar fotos maiores e múltiplos feeds de notícias. As novidades serão exibidas a partir de hoje para alguns usuários. A implantação será gradual. Quem quiser ser um dos primeiros a migrar para o novo layout pode se entrar numa fila no Facebook. Veja como é o novo Facebook nas próximas páginas.
O menu à esquerda, onde ficam os grupos de que a pessoa participa, passa a ser formado por uma coluna estreita de ícones. Mas é possível expandi-lo para que apareçam os nomes de cada um. Essa mudança libera espaço na tela para que a coluna central fique mais larga. É o que permitiu aumentar o tamanho das fotos e vídeos exibidos.
O novo Facebook dá grande ênfase às fotos e vídeos, mais ou menos como acontece no rival Google Plus. Nesta imagem, vemos, lado a lado, como é mostrada uma foto no Facebook antigo e no novo. A diferença é notável.
No canto superior direito da página, desaparece o quadro de Novidades. Em seu lugar, o Facebook passa a exibir um menu onde o usuário escolhe que tipo de novidade deseja ver. Há, por exemplo, a opção Todos os Amigos, que mostra todas as atualizações dos amigos. Já Seguindo mostra atualizações de páginas que a pessoa curtiu e de usuários cujas novidades ela assina.
Aqui vemos outro exemplo de um dos feeds de notícias especializados do novo Facebook. Escolhendo o tema Música, o usuário pode ver o que seus amigos estão ouvindo e as novidades relacionadas com música. Escolhendo Fotos, serão mostradas apenas as fotos publicadas pelos amigos e por páginas que o usuário curtiu.
Eventos com data marcada passam a ser exibidos lado a lado, como nesta imagem. É uma forma de o Facebook aproveitar a coluna central mais larga que é parte do novo layout.
O novo layout tomou emprestadas soluções que já existiam na versão do Facebook para dispositivos móveis. O resultado de todas essas mudanças é que o aspecto do site quando visto num PC fica mais parecido com o que ele tem num smartphone ou tablet.
8. Agora veja os apps para smartphones e tablets que foram destaque na última semanazoom_out_map
Medida impacta centenas de empregos locais, enquanto governo canadense aponta preocupações com segurança nacional; TikTok planeja contestar decisão na Justiça
Sam Bankman-Fried, fundador da bolsa cripto FTX, dizia ter apurado o valor necessário para evitar uma nova candidatura do republicano; acabou preso antes de levar plano adiante