Tecnologia

Facebook supera orkut no país, confirma Ibope

Rede atingiu 30,9 milhões de usuários contra 29 milhões da ferramenta do Google

Facebook: Ibope confirma que rede superou Orkut no país (Getty Images)

Facebook: Ibope confirma que rede superou Orkut no país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2011 às 19h28.

São Paulo- O Ibope confirmou nesta sexta-feira que a rede social Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários no Brasil: chegou a 30, 9 milhões, contra 29 milhões.

No dia 5 de setembro, a informação já havia sido antecipada por diversos veículos, após uma reportagem da revista IstoÉ Dinheiro revelar números de uma recente pesquisa de mercado.

Na época, o Ibope Nielsen não se pronunciou sobre o assunto mas, agora, confirma os dados antecipados “excepcionalmente para esclarecimento do mercado”.

Em nota, o instituto de pesquisa informa que o acesso à internet atingiu 77,8 milhões de brasileiros no segundo trimestre de 2011- 5,5% superior ao mesmo período de 2010 e 20% maior que 2009.

Em agosto, o Facebook chegou a 30,9 milhões de usuários únicos, ou 68,2% dos internautas no trabalho e em domicílios; o Orkut registrou alcance de 64%, ou 29 milhões de usuários. O Twitter também cresceu e chegou a 14,2 milhões de usuários únicos no Brasil, ou 31,3% dos usuários de internet.

No total, a subcategoria Comunidades, na qual estão redes sociais, fóruns, blogs, microblogs e quaisquer outros sites de relacionamento, chegou a 39,3 milhões de pessoas, ou 87% dos internautas de agosto. Em média, cada usuário brasileiro das redes sociais passou 7 horas e 14 minutos conectado no mês.

Acompanhe tudo sobre:CompetiçãoConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetOrkutRedes sociais

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro