Tecnologia

Facebook pode reconhecer rostos tão bem quanto olho humano

Empresa analisou rostos de mais de 4 mil usuários da rede social

Face (Divulgação)

Face (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 18 de março de 2014 às 10h10.

O Facebook está desenvolvendo uma tecnologia de reconhecimento facial tão precisa quanto o olho humano. Segundo a empresa, os testes realizados pela equipe do projeto chamado de DeepFace indicam que a taxa de exatidão de identificação é de 97,25%, enquanto a média de reconhecimento de rostos dos seres humanos é 97,5%.

A tecnologia primeiramente cria um modelo 3D da imagem e simula que o rosto esteja virado para frente. Então, são usadas técnicas de deep learning, que simulam uma rede neural para mapear a pessoa da foto. Com isso, é possível distinguir faces diferentes.

Para treinar o sistema, o Facebook analisou com 4,4 milhões de imagens de rostos de mais de 4 mil usuários da rede social.

Segundo o MIT Technology Review, a ideia inicial é ouvir as impressões da comunidade científica sobre o assunto para então participar do "IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition". A novidade ainda não tem previsão de lançamento na rede social. Vale notar que mais de 350 milhões de fotos são publicadas por dia no site.

O recurso de reconhecimento facial do Facebook não é novo, ele foi lançado em 2010 e desde então tenta identificar quais são as pessoas que estão na foto que você publicou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetPrivacidadeRedes sociais

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump