Tecnologia

'Melhores momentos' do Facebook exibe morte de filha de usuário

Um designer chamado Eric Mayer postou em seu blog seu caso pessoal – em que a morte da filha apareceu em seus “melhores momentos”

Facebook (Getty Images)

Facebook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 07h28.

Se você é usuário ativo do Facebook, já deve ter reparado que, com a proximidade de 2015, a rede social oferece aos usuários uma ferramenta para que eles compartilhem momentos do ano deles com os amigos. O recurso, porém, já vem com fotos pré-selecionadas – que podem ser editadas depois – nem sempre agradáveis. O Facebook, inclusive, teve que pedir desculpas a um usuário por conta disso.

Um designer chamado Eric Mayer postou em seu blog seu caso pessoal – em que a morte da filha apareceu em seus “melhores momentos” do Facebook. "Sim, meu ano aparecia assim", escreveu Meyer. "Meu ano aparecia com o rosto agora ausente da minha menina”. Ele acrescentou que o item foi "forçadamente" exibido por padrão em seu perfil, já que a opção de ocultar o recurso não estava visualmente destacado.

Filha de Mayer apareceu em seus "melhores momentos" do ano no Facebook

Meyer pediu que o Facebook considerasse "projetar para crises" em vez de assumir que seus algoritmos sempre produziriam resultados felizes. Ele também pediu para que a rede social torne mais fácil renunciar a esse tipo de conteúdo caso o usuário não o deseje – ou pelo menos pular a exibição de imagens geradas automaticamente por padrão.

Mais tarde, o Washington Post publicou um pedido de desculpas de Jonathan Gheller, gerente de produto do Facebook. "[O app] foi incrível para um monte de gente, mas é evidente que, neste caso, trouxe tristeza ao invés de alegria", disse Gheller. “A equipe por trás do app está analisando formas de melhorá-lo para a próxima vez e levará as preocupações de Meyer em conta”, disse ele.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não