Tecnologia

Usuários do Facebook Messenger poderão enviar dinheiro pelo app

O serviço possibilita transações financeiras entre usuários do Messenger; ainda não foi divulgado quando o sistema chega em outros países

Facebook (Reprodução)

Facebook (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2015 às 14h02.

O Facebook anunciou nesta terça (17) que o Messenger irá possibilitar transações financeiras entre os usuários, permitindo que eles enviem e recebam dinheiro entre si, sem a cobrança de taxas ou custo adicional. Porém, pelo menos por enquanto, o serviço irá aceitar apenas cartões de débito de bancos americanos.

A empresa afirma que o dinheiro é enviado diretamente entre as contas, mas pode demorar de um a três dias para que a quantia apareça na conta corrente do usuário.

O aplicativo de mensagens terá um pequeno sinal "$" sobre o teclado, que aciona uma interface de pagamentos. Basta digitar a quantia a ser enviada e apertar o botão de confirmação para enviar o valor.

"Usamos sistemas seguros que criptografam a conexão entre você e o Facebook, bem como suas informações de cartão de crédito, quando você nos pede para armazená-las", afirma o post que anuncia o serviço, reforçando a preocupação da empresa com a segurança da plataforma.

Segundo o Facebook, os sistemas da plataforma de pagamento são mantidos em um ambiente seguro separado de outras partes da rede da empresa e recebem controle e monitoramento reforçados. Uma equipe de especialistas antifraude monitora a plataforma em busca de negociações suspeitas, para manter as contas seguras.

Ainda não foi divulgado quando o serviço será expandido para outros países. Por enquanto, o sistema funciona apenas com cartões de débito da Visa e Mastercard, disponibilizados por bancos americanos.

No primeiro acesso, o usuário precisa digitar o número do cartão. Nas transferências seguintes, usuários do iOS podem usar o sistema de identificação biométrica TouchID para confirmar o pagamento. Em outros sistemas, um código PIN funcionará como confirmação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetmeios-de-pagamentoRedes sociais

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não