Tecnologia

Facebook habilita reconhecimento facial nas fotos

A função de reconhecimento facial em fotos do Facebook, que já estava disponível para usuários americanos, passa a ficar ativa também em outros países

O recurso de reconhecimento facial do Facebook sugere que o usuário marque as pessoas presentes em suas fotos (Reprodução)

O recurso de reconhecimento facial do Facebook sugere que o usuário marque as pessoas presentes em suas fotos (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 11h23.

São Paulo -- O Facebook mudou as configurações de privacidade de milhões de usuários de fora dos Estados Unidos. Agora, a função de reconhecimento é acionada automaticamente - cabe ao usuário desativá-la, caso deseje. A empresa de segurança inglesa Sophos se deu conta da mudança nesta terça-feira.

Com a novidade, um programa de reconhecimento facial identifica os usuários do Facebook que aparecem em fotos recém acrescentadas à rede social. A pessoa que fez o upload da imagem recebe a sugestão de marcar a foto com o nome dos amigos que aparecem nela.

A função de reconhecimento facial tinha sido disponibilizada nos Estados Unidos no final do ano passado, também habilitada como a opção padrão. Mas a rede social avisou os usuários americanos, naquela ocasião, por meio de seu blog, e explicou como desabilitar o serviço. Os usuários de outros países não foram alvo da mesma cortesia.

Depois que a descoberta da Sophos repercutiu pela imprensa especializada em tecnologia, o blog do Facebook atualizou seu post de dezembro, confirmando que a função de reconhecer amigos em fotos vem sendo implementada em vários países e já está disponível para a maioria dos usuários.

Quem não quiser ver seu nome automaticamente associado a fotos deve ir até as configurações de privacidade e entrar na opção "Personalizar configurações". Depois, deve descer até a opção "Sugerir fotos minhas a amigos", clicar em "Editar configurações", selecionar a opção "Desativado" e clicar em "OK".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFotografiaInternetPrivacidadeRedes sociais

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo