Tecnologia

Facebook entrega controle de privacidade a usuários

A medida é em resposta a uma nova e difícil lei da União Europeia que entra em vigor em maio

Facebook: "Estamos lançando globalmente um novo centro de privacidade" (Thomas White/Reuters)

Facebook: "Estamos lançando globalmente um novo centro de privacidade" (Thomas White/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 15h49.

Bruxelas - O Facebook facilitará para seus mais de 2 bilhões de usuários gerenciar seus próprios dados, em resposta a uma nova e difícil lei da União Europeia que entra em vigor em maio, disse a diretora de operações da rede social, Sheryl Sandberg.

"Estamos lançando globalmente um novo centro de privacidade que colocará as principais configurações de privacidade do Facebook num só lugar e facilitará muito para as pessoas gerenciarem seus dados", disse Sandberg nesta terça-feira.

A Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) é a maior revisão das regras de privacidade de dados pessoais desde o surgimento da internet e visa dar aos europeus mais controle sobre suas informações e como as empresas as usam.

Empresas que violarem da lei enfrentarão uma penalidade de até 4 por cento do volume anual global de negócios ou 20 milhões de euros, o que for maior.

"Nossos aplicativos são há muito tempo focados em dar transparência e controle às pessoas e isso nos dá uma base muito boa para atender a todos os requisitos da GDPR e nos estimular a continuar investindo em produtos e ferramentas educacionais para proteger a privacidade", disse Sandberg.

Empresas que coletam grande quantidade de dados de clientes, incluindo de tecnologia, seguradoras e bancos, serão afetadas.

O uso de dados do cliente pelo Facebook e o rastreamento das atividades online das pessoas já foram investigados por várias autoridades da UE em matéria de proteção de dados.

Acompanhe tudo sobre:FacebookPrivacidadeRedes sociaisUnião Europeia

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China