Tecnologia

Facebook é uma rede de contágio emocional, diz estudo

Estudo tomou como referência mensagens de milhões de usuários da rede social e os relacionou com dados meteorológicos por cidades


	Aplicativo do Facebook: site não é apenas uma rede social que conecta pessoas, mas também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções
 (Andrew Harrer/Bloomberg)

Aplicativo do Facebook: site não é apenas uma rede social que conecta pessoas, mas também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 23h37.

Los Angeles - Um estudo divulgado nesta quarta-feira e realizado por pesquisadores das universidades de Yale e de San Diego afirma que o Facebook não é apenas uma rede social que conecta pessoas, mas também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções.

O artigo publicado na revista científica "PLOS ONE" foi feito em parceria com os funcionários do Facebook. Ele tomou como referência mensagens de milhões de usuários da rede social e os relacionou com dados meteorológicos por cidades. Os resultados mostraram que nos dias de chuva o número de publicações no Facebook com expressões positivas cai 1,19%, e as mensagens negativas aumentam em 1,16%.

"Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa", constataram os autores do estudo intitulado "Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks" (algo como "Detectando contágio emocional em redes sociais de massa").

A análise foi um passo além e revisou o impacto que essas publicações tinham no Facebook na rede de contatos dos usuários e achou que "por cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de entre uma e duas pessoas mais", mesmo que faça bom tempo no lugar onde mora.

O estudo determinou que as emoções positivas se amplificam mais facilmente que as negativas através do Facebook, e que estas são especialmente contagiosas em períodos de férias e fins de semana, especialmente em datas como Natal, Ano Novo, São Valentim, 4 de julho (festa da Independência dos Estados Unidos) e Ação de Graças.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFaculdades e universidadesInternetRedes sociaisYale

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China