No México, o Facebook chega a ser ainda mais usado que no Brasil, atingiu 36% da internet móvel do país (Getty images)
Lucas Agrela
Publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 17h51.
São Paulo - O Facebook é o aplicativo responsável pela maior parte do tráfego de internet móvel no Brasil. De acordo com um estudo realizado pela Ericsson e divulgado nesta semana, 28% de todas as transmissões e envios de dados são feitas pelos apps da rede social.
O levantamento indicou que o segundo app mais usado é o Chrome (16%), seguido pelo YouTube (15%), pelo WhatsApp (13%) e, por fim, pelo Instagram (6%).
O restante do tráfego vem de outros aplicativos, que detém parcelas menores, totalizando 22%. Ou seja, dois terços do tráfego de dados de aplicativos em redes móveis estão concentrados nestes cinco apps.
No México, o Facebook chega a ser ainda mais usado que no Brasil, atingiu 36% da internet móvel do país. O ranking por lá é diferente. O YouTube é o segundo colocado, com 26%, o Chrome é o terceiro, com 10%, o WhatsApp tem 5% e o Instagram é responsável por 4% da internet móvel local.
Já nos Estados Unidos, a lista de apps é diferente, apesar do Facebook também liderar. Lá, os serviços de streaming de vídeo são mais usados em redes móveis.
O YouTube conta com 15%, a Netflix tem 12%, enquanto o Instagram e o Snapchat empataram com 9%. A rede social também é líder de uso de dados em smartphones na Coreia do Sul, com 20%.
O estudo indica ainda que, com o aumento da oferta da rede 4G, os vídeos devem ganhar maior representatividade no tráfego de dados móveis nos próximos seis anos, crescendo 17 vezes em relação aos seis últimos anos.