Tecnologia

Facebook cria link de acesso para usuários da rede Tor

A rede Tor garante que o acesso seja feito sem identificação da conexão, isto é, sem o endereço de IP e localização do usuários

Facebook TOr (Getty Images)

Facebook TOr (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 10h50.

O Facebook criou um link de acesso específico para usuários da rede Tor.

O Tor é um projeto open source que garante o acesso à internet sem a utilização informações de identificação da conexão, como endereço de IP, localização do servidor e provedor.

Quando o endereço do usuário chega aos computadores do Facebook, ele apresenta um número diferente daquele de origem.

Isso porque ele passou por uma rede de servidores cujo trabalho é justamente embaralhar o IP verdadeiro do usuário.

De acordo com um post do Facebook, essa foi a principal dificuldade para criar um acesso próprio para a rede Tor, já que em condições normais, acessos desse tipo eram considerados pelos servidores da rede social como robôs e um possível ataque ao site.

Os usuários do Tor já conseguiam entrar no Facebook pelo Tor, mas as páginas da rede social abriam com fontes incorretas ou não carregavam.

A partir de agora, qualquer pessoa com um browser que consiga acessar a rede por meio do Tor pode entrar no Facebook pela url: https://facebookcorewwwi.onion/, criando uma conexão segura com os servidores da rede social.

A rede Tor é bastante usada por pessoas que não querem ter sua privacidade violada em países que censuram ou restringem o acesso à internet, como o Irã e a China. A medida, portanto, pode aumentar o número de usuários do Facebook no planeta. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaINFO

Mais de Tecnologia

SpaceX, de Elon Musk, planeja novo teste com maior e mais poderoso foguete; saiba quando é

Supercomputador para IA da Nvidia será instalado no Rio de Janeiro

China cria visto para atrair jovens talentos em ciência e tecnologia

Pequim sedia a primeira olimpíada mundial de robôs humanóides