Tecnologia

Facebook cria ferramenta que incentiva encontros pessoais

Novo recurso do Facebook, Nearby Friends permite que quem usa o app da rede social localize amigos próximos e entre em contato com eles


	Amigos: Nearby Friends está disponível nos EUA para smartphones e tablets com Android e iOS
 (MorgueFile)

Amigos: Nearby Friends está disponível nos EUA para smartphones e tablets com Android e iOS (MorgueFile)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2014 às 16h49.

São Paulo - Depois de fazer muita gente trocar o bate-papo falado pelo virtual, o Facebook criou um novo recurso que promete reparar esse efeito. A ferramenta foi batizada de Nearby Friends.

Por meio dela, quem usa a rede social por meio de app pode informar sua localização a seus amigos no site e saber onde estão aqueles que também usam o recurso. A novidade foi lançada hoje nos Estados Unidos para gadgets com sistemas operacionais Android e iOS.

"A missão do Facebook é conectar pessoas. O Nearby Friends tenta levar isso adiante criando novas oportunidades para estes encontros", afirmou o representante do Facebook Andrea Vaccarri em entrevista ao Mashable.

Como funciona

Na prática, a nova ferramenta usa o GPS de tablets e smartphones para funcionar. Por medida de privacidade, ela não aponta a localização exata de ninguém e ainda conta com uma opção que permite selecionar quais amigos terão acesso a esta informação.

Outra possibilidade oferecida pela novidade é a de mandar mensagem ou telefonar para quem for seu amigo e estiver por perto.

Embora seja um recurso gratuito, o Nearby Friends tem um imenso potencial de gerar receita para o Facebook. Afinal, o site pode usar o fato de saber a localização de seus usuários para vender anúncios específicos para cada área, por exemplo.

O novo recurso ainda não tem previsão oficial para chegar ao Brasil. Nesta semana, circularam rumores na internet dando conta que o Facebook poderia estar planejando também um serviço de pagamentos no estilo do PayPal. Agora, é esperar para ver.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGPSIndústria eletroeletrônicaInternetiPadiPhoneRedes sociais

Mais de Tecnologia

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é