Tecnologia

Facebook confirma sucesso de primeiro voo teste de drone que irá distribuir internet

Maior do que um Boeing 737, mas mais leve do que um carro, o Aquila fez seu primeiro voo teste na Inglaterra

drone (Divulgação)

drone (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2015 às 11h10.

O Facebook anunciou que completou o primeiro voo teste com o drone que irá transmitir sinal de internet para regiões remotas do planeta.

A aeronave não tripulada fez seu primeiro voo na Inglaterra. Chamado de Aquila, o drone tem um diâmetro maior do que um Boeing 737, mas pesa menos do que um carro.

Com um motor alimentado por painéis solares instalados nas asas, o Aquila poderá passar até três meses em altitudes superiores a 18 mil metros.

O drone foi construindo pela fabricante Ascenta, comprada pelo Facebook no ano passado. O sinal de internet é disparado por laser para o solo. O Facebook estima que 10% da população mundial não tem acesso à rede.

Em entrevista ao The New York Times, Yael Maguire, diretor do laboratório de conectividade do Facebook, afirmou que o sonho da empresa é ter uma frota de 1 000 drones que sobrevoariam o mundo todo.

"Podemos chegar a um ponto onde todas as pessoas do planeta receberão a mesma mensagem instantaneamente? Estou ansioso por esse dia.", afirmou Maguire.

Mas não há previsão sobre o custo final de cada drone ou quando ele poderá ser lançado comercialmente,

No post no qual anunciou o voo teste bem sucedido, Mark Zuckerberg afirmou que irá fornecer mais detalhes sobre o projeto durante a F8, conferência do Facebook, na tarde desta quinta-feira (26).

Acompanhe tudo sobre:DronesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda