Oculus é referência em realidade virtual, com aplicações muito além do entretenimento (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2014 às 21h20.
San Francisco - O Facebook adquiriu a empresa de realidade virtual Oculus por US$ 2 bilhões, uma transação que tinha sido anunciada em março e que foi confirmada nesta segunda-feira pelas duas companhias.
"Um futuro esperançador nos espera, construiremos a nova plataforma de computação e voltaremos a imaginar a forma como as pessoas se comunicam", afirmaram as empresas em comunicado conjunto.
A Oculus manterá seus escritórios nas áreas de Irvine e Los Angeles, ambas na Califórnia, e conservará certo grau de independência em suas operações em relação ao Facebook.
A empresa é uma referência no florescente setor da realidade virtual graças a seu capacete Oculus Rift, cujo uso principal são os jogos, embora suas aplicações estejam além do entretenimento.
Com uma forma que lembra os óculos de esquiador, o Oculus Rift isola completamente o portador de seu entorno e o introduz em uma realidade virtual tridimensional e envolvente (os óculos permitem a mudança constante de ângulo).
O Facebook deve expandir a tecnologia da Oculus a setores como o da comunicação e o educativo, além dos videogames.
A operação levantou algumas críticas por parte do setor dos videogames, onde a Oculus está muito bem conceituada, já que acredita-se que sua aquisição por parte da maior rede social do mundo é contrária à natureza da empresa.