Tecnologia

Facebook começa a trocar interface de feed de notícias

Nada de uma barra preta centralizando todas as informações: desta vez, a alteração é bem menos drástica

Facebook começa a trocar interface de feed de notícias: mudança  “une o melhor dos dois mundos”, de acordo com a empresa (Reprodução/Facebook)

Facebook começa a trocar interface de feed de notícias: mudança “une o melhor dos dois mundos”, de acordo com a empresa (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2014 às 20h03.

São Paulo - Um ano depois de implantar parcialmente uma mudança no feed de notícias, o Facebook começou a trocar novamente sua página principal. Mas nada de uma barra preta centralizando todas as informações: desta vez, a alteração é bem menos drástica, e parece remeter ao visual usado na versão anterior, de 2012, que predomina entre usuários da rede social.

Pelo que dá para ver na imagem divulgada pela companhia, a lateral esquerda, escura e reduzida, acaba substituída por uma azul clara, que traz as opções para acessar o feed, as mensagens, os eventos, os grupos e as listas de amigos.

Os contatos online ou disponíveis em dispositivos móveis não devem aparecem mais ali, e provavelmente voltarão a um menu próprio, como acontece na versão 2012 do Facebook.

À direita, por sua vez, seguem aparecendo os “trending topics” da rede social, junto de pessoas que você deve conhecer e de aniversários e eventos próximos.

Por fim, no meio, o destaque dado às imagens fica ainda maior, e os posts passam a ocupar “cards”, nos moldes de aplicativos e serviços do Google no Android. Já o espaço para escrever ou postar imagens ou vídeos novos não mudará muito em relação ao que vimos na edição 2013 da rede social – mas é bem diferente da usada na de 2012, mais comum hoje.

A interface proposta pelo Facebook no ano passado acabou não vingando, e sua implementação ficou limitada a alguns poucos usuários.

O fracasso acabou decretado quando a rede social resolveu por enfim deixá-lo de lado, como afirmaram fontes ao site AllThingsD, muito graças ao feedback dos usuários – segundo a companhia, muitos alegaram que a navegação havia se tornado confusa, apesar de as fotos maiores serem bem-vindas.

O mesmo não deve acontecer com a nova mudança, no entanto, que “une o melhor dos dois mundos”, de acordo com a empresa.

Segundo o The Verge, o Re/code e o próprio Facebook, o site deve começar a implantá-lo ainda nesta quinta-feira. O processo seguirá pelas próximas semanas, e espera-se que todos os usuários do serviço de fato o recebam. Veja abaixo a comparação entre as duas interfaces, nova e velha, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisTendências

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony