Tecnologia

Facebook começa a testar publicação de reportagens diretamente no Feed de Notícias

Nove veículos de mídia da Europa e Estados Unidos publicarão conteúdo na versão para iOS do app do Facebook

facebook notícias (Divulgação)

facebook notícias (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 15h30.

A rede social Facebook lançou nesta quarta-feira (13) um novo formato de conteúdo chamado Instant Article, ou "Artigo Instantâneo", que exibirá reportagens mais elaboradas e multimídia no Feed de Notícias dos usuários no smartphone. A novidade é fruto de uma parceria inédita entre a empresa do Vale do Silício e grandes grupos de jornalismo, como The New York Times, The Guardian e NBC News.

Esses jornais passam a publicar histórias hospedadas dentro da infraestrutura do Facebook, o que aumenta a velocidade de carregamento em até dez vezes, segundo a empresa. Além disso, há ferramentas customizadas, como mapas interativos e fotos em formatos maiores.

Inicialmente, nove empresas de mídia irão usar a plataforma do Facebook para publicar conteúdo: New York Times, BuzzFeed, The Atlantic, National Geographic, NBC News, The Guardian, BBC News, Bild e Der Spiegel.

Introducing Instant Articles, a new tool for publishers to create fast, interactive articles on Facebook.

Posted by Facebook Media on Terça, 12 de maio de 2015

O projeto faz parte de uma estratégia mais ampla da rede social de estimular a qualidade das notícias que aparecem no Feed de Notícias dos usuários. No ano passado, o Facebook passou a rebaixar a relevância de publicações com notícias falsas ou que enganavam o leitor com técnicas "caça-cliques".

Os Artigos Instantâneos também têm novidades do lado comercial. As empresas de notícias poderão vender ou incorporar anúncios nas matérias, ficando com o faturamento obtido com publicidade, ou também podem permitir que o Facebook venda os anúncios. Por enquanto, a ferramenta irá funcionar apenas na versão para iOS do app do Facebook.

Fonte: Facebook

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetMídiaRedes sociaisServiços

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro