Tecnologia

Facebook bloqueia links para a Google+

Mark Zuckerberg e sua turma resolveram apelar: o Facebook agora bloqueia o compartilhamento de links que levam à rede social rival Google+

Zuckerberg mostra os dentes: é proibido compartilhar links para o Google+ no Facebook (Kimberly White/Getty Images)

Zuckerberg mostra os dentes: é proibido compartilhar links para o Google+ no Facebook (Kimberly White/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 09h45.

São Paulo – A guerra entre o Facebook e a Google+ pela atenção dos usuários continua acirrada. Um vídeo publicado ontem no YouTube por um funcionário do Google mostra como o Facebook bloqueia a publicação de links que levariam seu cliente à rede social do Google.

O vídeo (veja abaixo) mostra, por meio de duas contas diferentes abertas simultaneamente, como uma atualização comum é compartilhada e como o link para o Google+ é omitido. Eu me pergunto quão generalizado esse problema está, perguntou o vice-presidente de negócios sociais do Google, Vic Gundotra, ao compartilhar o vídeo em seu perfil no Google+.

A importação de contatos para expandir a rede de conexões do usuário é um recurso comum na guerra de braços entre Facebook e Google. Inicialmente, o Facebook usava a base de contatos de usuários do Gmail para distribuir convites para seu serviço. O recurso foi bloqueado pelo Google.

Em seguida, foi a vez do Migrakut, app que fazia a importação do álbum de fotos do usuário do Orkut para o Facebook, ser desabilitado pelo Google. Por outro lado, o Facebook nunca permitiu que seus usuários fizessem o download de sua base de contatos, e ainda bloqueou o Friend Exporter, plugin que realizava essa operação.

O vídeo abaixo (em inglês) demonstra o bloqueio do compartilhamento de links para o Google+ no Facebook.

https://youtube.com/watch?v=Cj0jjDtafak%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetRedes sociaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro