Rede social anuncia novas medidas para proteção de dados dos usuários (Chris Jackson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de dezembro de 2010 às 17h15.
São Paulo– Em um post no blog de desenvolvedores, o Facebook anunciou novas exigências para proteção dos dados dos usuários e admitiu que corretores compraram informações – fato que, segundo comunicado, terá “tolerância zero” a partir de agora.
O anuncio foi feito após a revelação de que dez dos aplicativos mais populares do Facebook, incluindo FarmVille, FrontierVille e Texas HoldEm Poker, estavam transmitindo informações pessoais dos usuários para empresas de publicidade e de rastreamento online.
A denúncia foi feita em outubro pelo jornal Wall Street Journal e mostrava que mais de 10 milhões de usuários haviam sido afetados, incluindo pessoas que ajustaram suas configurações de privacidade em níveis sigilosos.
Agora, o Facebook veio a público esclarecer a situação e, segundo comunicado, o vazamento das identidades dos usuários (UIDs) ocorreu tanto por um erro do browser como por má fé de alguns desenvolvedores.
“Alguns desenvolvedores da Facebook Platform estavam inadvertidamente compartilhando as UIDs devido a um problema na forma como seu browser funciona”, diz o post. Como não foi encontrada evidência de que esse compartilhamento resultou no recolhimento de informações, foi proposta uma solução técnica para prevenir essa transferência no futuro.
Aos desenvolvedores, o FB escreve: “Nossa política sempre afirmou que os dados recebidos do Facebook, incluindo UIDs, não podem ser compartilhados com corretores ou empresas de anúncio. Indo além, nossa política irá estabelecer que as UIDs não podem deixar seu aplicativo nem mesmo a infraestrutura, código e serviço que você precise para construir e rodar seu aplicativo”.
O Facebook está adicionando um mecanismo obrigatório aos desenvolvedores se quiserem compartilhar qualquer informação anônima – necessária, muitas vezes, para parceiros de conteúdo, anunciantes e portais. A funcionalidade estará disponível na semana que vem e será obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2011.
Tolerância Zero
Aós investigações internas, foi descoberto que data brokers (corretores) haviam pago a alguns desenvolvedores pelas identidades dos usuários (UID). “Apesar de determinarmos que nenhum dado privado de usuário foi vendido e confirmarmos que a transferência desses UIDs não forneceu acesso a nenhum dado privado, a violação da nossa política é algo que levamos muito a sério”, diz o comunicado.
O Facebook, portanto, está punindo os desenvolvedores com uma moratória de seis meses de acesso a todos os canais de comunicação da rede social. Além disso, esses desenvolvedores terão que submeter suas práticas a uma auditoria. Os punidos são, em sua maioria, pequenos – e nenhum deles está na lista de Top 10 aplicativos da plataforma.
A empresa também chegou a um acordo com a corretora Rapleaf, que se apresentou após a denúncia e concordou em deletar todas as UIDs que possuía e encerrar suas atividades na plataforma da rede social.