Tecnologia

Facebook admite fracasso de seu e-mail e encerra o serviço

Porta voz da rede social reconheceu que a mudança foi tomada porque "a maioria das pessoas não estava usando seu endereço de e-mail"


	Facebook: site lançou a aposta no e-mail em 2010 como o seu "sistema moderno de mensagens"
 (Getty Images)

Facebook: site lançou a aposta no e-mail em 2010 como o seu "sistema moderno de mensagens" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2014 às 22h41.

Los Angeles - O Facebook informou de forma discreta nesta segunda-feira o fim de seu serviço de e-mails, uma aposta que lançou em 2010 como seu "sistema moderno de mensagens" e que quatro anos depois terminou sendo um fracasso.

A notícia foi confirmada ao site de notícias tecnológicas "Re/code" por um porta-voz da rede social que reconheceu que a mudança foi tomada porque "a maioria das pessoas não estava usando seu endereço de e-mail do Facebook".

A partir de agora os as mensagens enviadas aos endereços @facebook.com dos usuários dessa plataforma serão reconduzidos à caixa de correio de seus e-mails pessoais sempre e quando mantiverem ativada a opção de reenvio automático associada ao serviço do Facebook.

Mark Zuckerberg, fundador da companhia, apresentou o serviço de e-mails no congresso Web 2.0 Summit de San Francisco em novembro de 2010 após muitas especulações sobre um projeto da rede social para concorrer com Gmail, Hotmail e Yahoo!.

Zuckerberg descreveu então o e-mail como um meio de comunicação "lento" e insistiu que seu @facebook.com definiria a "próxima geração" de mensagens pela internet.

Justo um ano antes nascia no Vale do Silício a empresa de mensagens Whatsapp pela qual o Facebook acaba de pagar US$ 19 bilhões para posicionar-se no nicho da mensagem pela internet.

Com @facebook.com, a empresa incorporava o e-mail a seu serviço de conversa na rede social ao integrá-lo com as mensagens de texto e chat no Facebook.

Em 2012, em vista da fria recepção da proposta, o Facebook tomou a decisão unilateral de mudar os e-mails principais dos usuários em sua rede social pelos terminados em @facebook.com, uma manobra que gerou uma onda de críticas. EFE

Acompanhe tudo sobre:E-mailEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisServiços online

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony